Jardim Santo André

No Jardim Santo André, complexo de favelas localizado no município de Santo André, a CDHU desenvolve um dos seus principais programas de Urbanização Integrada. Com 1 milhão e meio de m², a região é composta por seis núcleos: Lamartine, Dominicanos, Cruzado, Missionários, Campineiros e Toledanos. Como parte do programa, a CDHU entregou mais de 3.200 unidades habitacionais e continua trabalhando para regularizar os lotes para mais de 6.000 famílias. Com a conclusão da urbanização do núcleo Cruzado, a CDHU iniciou o processo de regularização de 708 lotes, onde residem 1.087 famílias.

Por tratar-se de intervenções em regiões ocupadas, os programas de urbanização exigem ações conjuntas e integradas entre os profissionais das diferentes áreas técnicas responsáveis pela sua implementação, especialmente os profissionais que atuam nos setores de obras, projetos e social.

Durante o processo de urbanização foram feitas as redes de água e esgoto, calçamento das ruas, canalização de córregos, construção de praças, creches e centros comunitários, além da construção das moradias que foram usadas, em usa grande maioria, para o reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco.

Todo esse trabalho é complementado pela atuação contínua da equipe social que, por meio de ações específicas, promove a participação dos moradores em todas as etapas do processo, fortalece as lideranças locais e propicia a organização sociocomunitária e o desenvolvimento local.

Saiba mais sobre o Trabalho Técnico Social da CDHU nos PROGRAMAS de URBANIZAÇÃO
Link: undefined