Programa de Moradias Quilombolas

O Programa de Moradias Quilombolas foi criado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU em 2004,  e objetiva a melhoria da situação habitacional das comunidades quilombolas do Estado de São Paulo, com a implantação de moradias destinadas exclusivamente aos residentes em áreas/comunidades reconhecidas pela Fundação ITESP “José Gomes da Silva”, em terras detentoras de Título de Domínio.

O Programa prevê como solução de atendimento a substituição de habitação existente por unidade habitacional nova, sem custo para o morador, adequada aos usos e hábitos culturais das comunidades quilombolas, por meio de tipologia especial desenvolvida pela CDHU com participação das comunidades.

O Programa é uma parceria entre e a CDHU/SH e a Fundação Instituto de Terras do Estado de SP” José Gomes da Silva”, e implantado com a anuência das Prefeituras locais com recursos da CDHU, sem nenhum ônus para as famílias beneficiárias.

Foram atendidas 5 comunidades com 191 unidades habitacionais

Hoje está em andamento o atendimento a Comunidade Ivaporunduva no município de Eldorado, serão mais 110 famílias quilombolas com acesso a esse direito fundamental!